quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Jim Thompson's House



Companheiros de Viagem.

O restaurante.
Se você acha que Bangkok tem apenas barraquinhas e caos, espere até conhecer a casa deste arquiteto americano. Mandado para Tailândia no final da II Guerra Mundial, como oficial da OSS ( uma organização que antecedeu a CIA). Mr. Thompson ficou fascinado pela seda tailandesa e a transformou num negócio lucrativo para ele e para Tailândia, motivo pelo qual é ainda hoje adorado pelo povo. O fato de ter desaparecido em 1967 numa viagem que fez à Malasia, também ajuda na áurea mitológica deste homem enigmático.
Para construir a sua casa, ele importou do campo várias casas altas, algumas tinham na época 150 anos. Desta forma, criou um conjunto de seis casas, todas especialmente preparadas para as monções.


Templo em homenagem aos deuses
Conhecer este lugar é como voltar um pouco na história. O bom gosto de Thompson é fascinante. Os móveis e as louças continuam intactos e bem preparados para a visita.
Notem que em todas as portas, existe uma madeira, que ao contrário do que parece, não serve apenas para que nós ocidentais tropecemos. Este é um antigo costume para impedir os espíritos maus (acreditavam que eles rastejavam) de entrar em casa.
Outro ponto interessante é o templo do lado de fora da maioria das casas tailandesas. Estas casinhas enfeitadas de flores e oferendas são sempre construídas voltadas para a face norte, de forma que a sombra da casa principal nunca faça sombra sobre ela, em sinal de respeito aos Deuses.

O restaurante cercado por um jardim maravilhoso e espelho dágua coberto de flores é uma ótima escolha para apreciar as delicias tailandesas. Comi um arroz com côco, curry ao molho de abacaxi, servido dentro da fruta. Delicioso. Os Smothies também são divinos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário