sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Bangkok e seus Templos


Quase todos já haviam chegado. Éramos onze a caminho dos templos do Golden Budha (Wat Traimit) e do Emerald Budha (Wat Phra Kaew). Como estávamos hospedados no Lebua, o Hotel em que foram filmadas cenas do filme Hangover II, estávamos bastante próximos ao rio Chao Phraya.

Alugamos um speed boat por $900 THB ( preço alcançado depois de muita barganha, como deve ser por aqui) que nos levou até Wat Arun no caminho, antes de nos deixar no Palácio Real, casa do Emerald Budha.

Wat Arun
Wat Arun é coberto por mosaico feito de pedaços de porcelana chinesa. Para chegar ao topo, 85 m de altura, é preciso disposição, já que os degraus são bastante íngremes. Esta é uma característica comum nos templos por aqui. O intuito é que quem quer que esteja subindo, seja obrigado a se curvar e olhar para baixo, em respeito aos deuses. Os 30 minutos acordados com a nossa marinheira foi suficiente para subir até o topo, tirar lindas fotos e ainda comer algumas frutas no parque ao redor do Wat.

De volta ao barco, observar o trânsito e as leis, indecifráveis para nós já é uma emoção. Incontáveis tuk tuks marítimos com motores improvisados chegam a dar a impressão de que podem sair voando a qualquer momento e tornam o passeio ainda mais idílico. O rio é a melhor forma de se chegar aos templos, caso seu hotel não seja próximo, vale pegar o trem, fácil e sem trânsito.

Palácio Real
Prepare seu maxilar, pois sua boca vai ficar aberta por um bom tempo. O Palácio Real é absolutamente inacreditável. O Emerald Budha, embora pequeno, fica no alto e talvez por ser todo esculpido numa só pedra de jade, tem uma força visual inacreditável. A única pessoa autorizada a toca-lo é o rei, que troca suas roupas três vezes por ano. Lembre-se de nunca apontar os dedos dos pés para ele. Para se sentar é preciso ficar com os pés para trás e sempre descalço. Vale lembrar que para entrar nos templos, homens devem usar calças e mulheres precisam estar com ombros e pernas cobertas. Por este motivo, uma feirinha funciona em frente à porta principal, pronta para vender ou alugar trajes adequados aos desinformados.

Detalhe do Palácio Real.
Se você ainda tiver fôlego, aproveite e vá ao Wat Traimit, bem pertinho do Palácio Real, o templo onde um Buda dourado, mais ou menos do tamanho do nosso corcovado, descansa deitado enquanto milhares de pessoas descalças, inclusive eu, fazem suas oferendas.

Eu fui aos templos, o que demorou a manhã toda e parte da tarde. Saímos do hotel às 9:00h da manhã e acabamos o passeio às 14:00h. A esta altura, parte da turma foi para hotel tomar um banho e descansar, outra parte, eu Liz, Luiz, Dani e Rubens, fomos para Khao San Road. Famosa rua dos mochileiros e um dos meus lugares favoritos da cidade. Esta é um capítulo à parte, mas seja você o estilo que for, vale conhecer estes dois quarteirões onde o mundo se encontra. Pessoas de toda parte passam por aqui e como é de se esperar, deixam sempre um pouco para quem vem depois se encantar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário