terça-feira, 4 de outubro de 2011

Que tal Tailândia?


"Viajar é descobrir que todas as pessoas estão erradas a respeito dos outros países."

Aldous Huxley
  
Decidido o destino. É hora de viajar. Mas o que é, de fato, viajar? Talvez para muitos, viajar seja chegar a algum lugar, carimbar seu passaporte, conhecer os lugares típicos, fazer algumas compras, ir a restaurantes e quem sabe, até arriscar alguma palavra ou costume local. Para mim, viajar é um ato de prazer que exige certa prática e nem sempre é de fato confortável. Conheço muitos turistas, mas poucos viajantes. Entre eles, dois amigos me inspiram, o Kin Dias e o Ale Silva (colocar blog, fotos).

Mas onde fica essa tal Tailândia?, perguntou meu filho, Pietro de 9 anos. Este país, é um pedaço de terra abençoado, habitado há mais de 10.000 anos, desde o período paleolítico. Fica abaixo da China, ao lado de um país que eu nem sabia que ainda existia, a Birmânia, hoje República da União de Myanmar.  Fica na mesma linha (meridiano?) da Índia e faz fronteiras com outros países igualmente fascinantes. Camboja, Laos e Vietnã, além da Birmânia.

Foi quando lembrei de um filme que tanto eu quanto o Pietro adoramos, Lara Croft. Apaixonada por cinema, coleciono DVDs e no mesmo dia, foi só chegar em casa, desliguei o celular e liguei a Angelina Jolie. A emoção foi tanta que resolvi incluir um outro país em meu roteiro, o Camboja, esse, mais fácil de explicar. É o país da Lara, meu filho.

Eu ainda não tinha passagem, hotel, roteiro, nada. Mas já me acreditava a caminho da terra dos sorrisos, este é o significado de Tailândia. A bem da verdade, até este ponto, tudo o que eu sabia sobre o país era que tinha praias maravilhosas, uma delas, estrelada pelo Leonardo de Caprio, que havia elefantes e, que no momento, estava alagada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário