terça-feira, 15 de novembro de 2011

Uma Viagem pela Literatura

“Conte-me e eu esqueço. Mostre-me e eu talvez me lembre. Envolva-me e eu compreendo.”
Confúcio

Já é novembro! Depois de um mês mergulhada em pesquisas, sinto como se já tivesse feito muitas viagens não só à Tailândia de hoje como a Ayuthaia, aos templos escondidos, às guerras e às inúmeras tentativas de colonização europeia, nenhuma bem sucedida. Voltei ao século XVIII com o maravilhoso livro “O Afinador de Piano”, de Daniel Mason e com ele, naveguei as águas do Salween. Me emocionei com os fantoches, a música e a cultura da região.
A capital, Bangkok, cortada pelo rio Chao Pharaya já é minha velha conhecida. Naveguei nos barquinhos passeando pelo mercado flutuante. Rodei o trânsito alucinado assistindo a tudo do meu tuk tuk tentando entender mais sobre a cultura desse povo.

Ao contrário do que pensa muita gente, o fato de estar “viajando” antecipadamente, cria mais emoção que expectativa. Sei que por mais que eu leia e aprenda sobre qualquer coisa, apenas quando vivenciá-la será de fato real. Acho que é por isso que não acredito muito em quem aconselha o que não faz. Outro dia, conversando com a professora do meu filho, me dei conta de que ela tinha uma receita pronta para tudo. Educar parecia tão fácil. Até que perguntei quantos filhos ela tinha. A resposta me surpreendeu, mas apenas por alguns segundos. Apenas uma pessoa sem filhos é capaz de saber tudo sobre eles.

Da mesma forma, é preciso viver um lugar para de fato, conhecer, e eu espero com muita calma, afinal, cada coisa a seu tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário